sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Um olhar sobre o presidente da celebração

    Presidir a celebração no domingo, sendo ministro ordenado ou leigo instituído requer muito trabalho, atenção e espiritualidade. É justamente, sobre a presidência que vamos conversar um pouco!
    A SC,26 diz que "as ações litúrgicas não são ações privadas, mas celebrações da igreja, que é sacramento da unidade, isto é, o povo santo, unido e ordenado sob a direção dos bispos. Por isso as celebrações pertencem a todo o corpo da igreja, e o manifestam e afetam; mas, atingem a cada um dos membros de modo diferente, conforme a diversidade de ordens, ofícios e da participação atual". Com isso, é fácil dizer que todo o povo reunido em oração, assembléia orante, é que celebra, e não o bispo, o padre ou o ministro leigo.
     No livrinho da coleção rede celebra, presidir a celebração do dia do Senhor, página 17, uma das maiores liturgistas de nosso país, Ione Buyst, escreve..."a assembléia reunida para celebrar precisa de presidência. Por quê? Porque é retrato, sacramento, sinal visível da igreja. E a igreja tem como cabeça o Cristo Ressuscitado. Quem preside a celebração litúrgica assume o serviço de sinalizar e representar o cristo como cabeça de seu corpo, a igreja, toda ela animada e guiada pelo Espírito Santo do Senhor Jesus. a presidência é sinal simbólico-sacramental dessa realidade maior, somente visível aos olhos da fé. Por isso, podemos dizer: quem preside, preside em nome de Cristo, fala e age em nome dele na comunidade, no Espírito Santo. Ao mesmo tempo, fala e age em nome da igreja ao se dirigir a Deus, também no Espírito Santo.
    É lógico e evidente, que esse recado é direto para os nossos ministros ordenados, mas que podemos aplicar a nossa missão como ministros leigos instituídos, que presidimos semanalmente, nas comunidades de nossa paróquia e devemos fazê-lo com o maior zelo possível, preparando as homilias, se encontrando com a equipe de liturgia, rezando com os textos litúrgicos, são apenas algumas pistas para celebrar bem com a comunidade.
A todos paz e bem...!
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário