A publicação deste bimestre é inteiramente dedicada a Dom Clemente Isnard, que faleceu dia 24 de agosto deste ano aos 94 anos de idade. Tinha vivido 74 anos de profissão monástica, 68 de ordenação sacerdotal e 51 de episcopado.
Um apessoa carismática, envolvente, servidora, amava o seu ministério e dedicava-se ardentemente a liturgia. Figura importante e insubstituível na divulgação e entendimento do concílio vaticano II, concílio este que ajudou no processo de antes, durante e depois de sua realização. Esse trabalho e dedicação rendeu-lhe muitas vezes perseguição e calunia.
A revista de liturgia consegui o depoimento de muitos que conviveram com D. Clemente. Reginaldo Veloso, Ione Buyst, D. Luiz Demétrio, pe. Domingos Ormonde, pe. Gregório Lutz, pe. Ernaldo P. Farias e pe. José Romero. Os depoimentos são maravilhosos e comprovam aquilo que já mencionamos, a importância de D. Clemente para a animação da vida litúrgica na igreja e nas comunidades.
Aos que tem oportunidade de ter em mãos a revista de liturgia uma boa leitura.
Que o desejo de celebrar melhor o mistério pascal de Cristo inunde o coração de cada um de nós, e mais, que o concílio vaticano II, que estamos às vésperas de festejar seu jubileu, seja o norteador de todos que amam a liturgia. Fazendo dela uma liturgia inculturada na vida do povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário