Celebração da Palavra,
povo de Deus celebrando a vida.
Segundo o documento 52 da conferência nacional dos bispos do Brasil, mais de 70% das comunidades em nosso país não tem celebração eucarística no domingo. Os números são realmente altos, impressionam por sermos o país mais católico da américa latina e do mundo. Por que isso acontece? Quais as causas desse fenômeno? São apenas duas de muitas perguntas que são feitas e que merecem uma reflexão mais aprofundada e que com certeza teremos um amplo espaço aqui para discutir.
Importante agora, é destacar que o Espírito do Senhor, animador das comunidades, sopra e faz acontecer a festa do amor, a festa da vida, a festa da Palavra, a celebração do mistério pascal de Cristo na páscoa da gente no domingo, dia do Senhor, ao redor da Palavra de Deus. Um grande encontro do povo de Deus, que se reúne em assembléia para louvar e agradecer, escutar a Palavra, meditá-la, fazer pedidos, partilhar os seus dons para o bem da comunidade, comer e beber juntos e sair em missão buscando um mundo mais irmão. É assim que é vivido o domingo na maioria das comunidades.
Graças a Deus, com a ajuda de muitos padres, a vontade e engajamento da rede celebra e o incentivo da cnbb, criou-se uma consciência da importância do celebrar bem, e quando se fala em celebrar bem não estamos falando apenas de quem preside a celebração, mas de todo o povo de Deus, que celebra junto.
O presidente da celebração, os ministros do acolhimento, da leitura, o animador, os músicos e instrumentistas, o povo na assembléia, todos conscientes de tudo que acontece na celebração. É celebrar com a inteireza do ser, saber, sentir e saborear. Em outras palavras, mente, corpo e coração.
Deus seja louvado por permitir esse crescimento.
Que o povo continue a celebra a vida ao redor da Palavra e que dela nasçam verdadeiros missionários "para ceifar a messe ".
Nenhum comentário:
Postar um comentário